segunda-feira, 27 de julho de 2009

O QUE FAZER COM AS FEZES DE SEU CÃO NA HORA DO PASSEIO?

Uma obrigação nem sempre cumprida a risca pelos donos, diz respeito à questão de higiene e saúde pública.
Nosso bairro, Super Quadra Morumbi, por ser um bairro tranquilo ocorrem sempre caminhadas em grupos nas calçadas e até mesmo nas ruas. Há aqueles que levam seus animais, geralmente os cachorros, como acompanhantes. O cão com suas necessidades a fazer acabam usando as ruas ou até mesmos as calçadas.
Está havendo muitos terrenos minados (cocôs) pelos caminhos de nosso bairro. Devemos saber que o cocô destes animais está prejudicando a todos. É muito desagradável andar pelas ruas e depararmos sempre com essa “sujeira” e termos que desviar várias vezes em um mesmo quarteirão, é um motivo de muitas reclamações dos moradores. O mau cheiro atrapalha a nossa respiração. Quem pisa pode até contrair uma contaminação, caso o cão não seja vermifugado corretamente, em suas fezes poderá ter larvas de vermes, que podem penetrar na pele das pessoas que pisam. “Isso pode levar a infecção por larva migrans, também conhecida com bicho geográfico, pois se move fazendo desenhos na pele”. É muito incômodo, pois a coceira é intensa e muitas vezes ocasionam feridas.
Visite a página e conheça mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Larva_migrans

Cocô na rua é proibido. Se o cão usar a rua ou mesmo o passeio público como banheiro, o seu dono deve limpar seja de qual forma desejar. O importante é ter a consciência de limpar sempre a sujeira.

Tem aqueles que consideram já ter feito o politicamente correto, manuseando o saquinho com destreza e charme, e que o local do descarte pouco importa: largam ali no cantinho do muro, na floreira ou junto ao poste. O lixeiro que se vire.

Já foi um avanço, um marco de civilização, o advento da sacolinha plástica durante o passeio com o cãozinho pelas calçadas. Ainda há muito terreno minado (cocô), mas grande parte dos donos já incorporou o hábito de recolher os resíduos sólidos – haverá jeito para os líquidos?

Agora falta saber o que fazer com as preciosas sacolinhas cheias após o suspiro aliviado do cãozinho. Alguns tentam, da melhor forma, nos suportes para lixo residencial. O problema são esses suportes usados para sacos grandes e não para saquinhos. É comum tudo vazar para o chão ao longo do dia de espera pela coleta. Além da sensação de sujeira, a feiúra incomoda quem passa e quem mora por ali.

Talvez fosse uma boa hora para parar e pensarmos no que poderia fazer a respeito. Já existem algumas idéias como um coletor acoplável aos suportes de lixo residencial ou aos postes, com um sistema simples e rápido pelos lixeiros. Algumas regiões da cidade de São Paulo já andam improvisando cestinhos. Talvez tenham se cansado de ver suas calçadas enfeitadas de saquinhos e cocôs. Mas o fato é que, na simplicidade, lançam uma boa idéia que tem repercussão ambiental. Fica a idéia aos nossos amigos moradores.
Isso não quer dizer que a limpeza será garantida, mas não teremos que ficar desviando dos campos minados, os famosos cocôs.

É preciso contar com colaboração de todos para que tenhamos um bairro mais limpo.
CIVILIDADE "é o respeito às normas de convívio entre os membros de uma comunidade".
Toda vez que sair para passeio com seu cão, leve-o sempre preso na coleira e guia, nunca se esqueça de levar saquinhos para recolher o cocô que seu cachorro faz nas ruas e calçadas do bairro.
Não adianta nada recolher o cocô nos saquinhos e depois jogar nas ruas ou lixeiras de qualquer casa. A civilidade mostra que carregá-los de volta pra casa e jogar em seu próprio lixo, é o melhor.

Lembre-se: o bom senso é o melhor conselheiro, ser um cidadão responsável e consciente de suas obrigações.

2 comentários:

  1. Olá,Td bem...
    Sou moradora do Supoer quadra e realmente esse é um problema que incomada a tosos,tenho cachorro e carrego o meu saquinho e só jogo fora,ou em lixo,ou em caçambas,se não em casa mesmo...
    Mas estava pensando em uma alternativa,pensei naquela pracinha que tem na propria Juarez Távora,perto da padaria...que por sinal teve uma limpeza lá recentemente ótimo.
    Talvez lá poderia ser um local apropriado para os c~eas fazerem suas necessidades sem ter perigo de ninguem pegar uma doença por respirar ou pizar nessas coizinhas...
    Claro que mesmo assim temos q recolher,mas aos que não recolhem ,seria o melhor lugar,pois não tem asfalto e serviria exatamente pra isso,onde poderiamos colocar lixeiras e sacolinhas a disposição para esses donos de animais.
    è só uma sugestão.
    Obrigada Gabrielle

    ResponderExcluir
  2. Gabrielle, boa tarde!

    Você é uma das poucas pessoas que colaboram com a limpeza de nosso bairro. Está de parabéns.`
    É uma pena que não podemos estipular um local exato para os cães, como você disse a respeito da praça. Ali futuramente será uma praça de verdade. Estamos lutando para isso.
    Obrigada por ajudar a cuidar de nosso bairro.

    ResponderExcluir