domingo, 27 de maio de 2012

LIMPA BRASIL

São Paulo e o Limpa Brasil

São Paulo é a cidade mais rica e populosa do Brasil, constituindo-se no maior pólo econômico do país. A expansão urbana e o grande crescimento demográfico das últimas décadas levou ao agravamento de situações típicas de grandes metrópoles construídas sem planejamento e políticas públicas adequados: impermeabilização do solo, descarte inapropriado de lixo, trânsito, depreciação de espaços públicos etc.
Resíduos sólidos descartados de maneira inadequada acarretam inúmeros problemas ao meio ambiente e à população. Pode-se destacar o entupimento de bueiros, enchentes, degradação de praças e parques, potencialização de vetores de doenças, poluição de mananciais e áreas verdes preservadas. Além disso, há a poluição visual da cidade, que por si só é um argumento válido para tornar a cidade mais atrativa à visitação.
A cidade gera, diariamente, cerca de 17 mil toneladas de lixo, incluindo lixo domiciliar (corresponde à 10 mil toneladas), hospitalar e entulhos. Infelizmente, menos de 1% desse material é coletado pelo Programa de Coleta Seletiva e recebe destinação correta.
Neste contexto, a iniciativa Limpa Brasil – Let’s do it! é de grande relevância para a cidade de São Paulo. O projeto pretende disseminar a conscientização ambiental para que as cidades sejam limpas e mantidas limpas pela própria população. Envolve também a valorização do coletivo, da colaboração e do espaço público, que culminará no Mutirão de Limpeza. Para São Paulo está previsto um mutirão para cada região ( norte, sul, leste, oeste e centro) e áreas de ação serão definidas após mapeamento da cidade.
Em princípio, os mutirões serão pontuais, mas espera-se que a ação propague-se e cada comunidade possa realizá-la de acordo com suas especificidades. Esta ação visa melhorar a qualidade de vida da população. Porém, não pode parar por ai! É importante repensar nossa sociedade nesta era de consumismo e avaliar como uma maior integração e comprometimento podem levar ao estado de bem estar comum.
http://limpabrasil.com/blogs/saopaulo/about/

Retire o seu kit

Se você já se cadastrou como voluntário no site do Limpa Brasil, poderá retirar em lojas do Pão de Açúcar ou agências do Banco do Brasil os kits necessários para a ação: um saco verde e uma luva, confeccionados com matéria prima renovável, produzidos e cedidos pelas empresas Braskem e Embalixo.

As lojas do Pão de Açúcar e agências do Banco do Brasil onde os kits podem ser retirados estão listados abaixo

A distribuição no Pão de Açúcar vai do dia 19 até o 27 de maio, dia da ação.
Nas agências do Banco do Brasil, a distribuição dos kits acontecerá nos dias 24 e 25 de maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário