A AMASUMO, Associação de Moradores e Amigos da Super Quadra Morumbi, é mais um dos belos exemplos de cidadania que existem em nosso bairro.
A Associação foi reativada em setembro de 2002 com a nova denominação de AMASUMO.
De lá para cá, foram três presidentes: Maria Cecilia Eiras, Carlos Antonio Marques e a atual Vera Lucia Vitorino Alves.
A principal meta da AMASUMO é a melhoria da qualidade de vida do bairro (e adjacências) em um trabalho incansável deste grupo de moradores.
Na foto, a secretária Helena Akiko Motoruma, o vice-presidente Carlos Marques (Kiko), a presidente Vera Lucia Vitorino Alves e o subtesoureiro Helio Souto de Almeida.
Entre os inúmeros projetos da Associação, alguns têm prioridade: reurbanização da Viela da Paz, recuperação do asfalto nas ruas da Superquadra, um novo Posto de Saúde (já que o atual tornou-se pequeno demais), manutenção das árvores e praças, pois muitas estão comprometidas, muito altas, raízes quebrando as calçadas, etc.
Quanto à segurança, a Associação participa ativamente das reuniões do CONSEG, (Conselho Comunitário de Segurança, composto pela PM, Polícia Civil, entidades da sociedade civil e associações de bairro), onde encaminham os pedidos de um policiamento intensivo e a volta da base comunitária para maior tranqüilidade dos moradores.
A AMASUMO se reúne todas as terceiras quintas-feiras do mês, às 20 horas na Escola Mary de Moraes na Superquadra: O loteamento Superquadra Morumbi teve duas etapas.
A primeira, que se estendeu pela Av. Mal. Juarez Távora, entre a Rua Dr. Luis Migliano e a Rua Sebastiana da Cunha Bueno.
A segunda etapa, em continuidade à Av. Juarez Távora, até os limites do Parque dos Eucaliptos e sua junção com a rua Padre Aristides Greve.
Em ambas, as moradias são de três tipos: Brasília, Alvorada e Esplanada, numa clara alusão à capital federal, que, inclusive, se organiza em super-quadras com a idéia urbanística de auto suficiência.
São casas térreas com dois ou três dormitórios em terrenos, em geral, de 200 m².
Fazem parte atualmente do bairro, os edifícios Free Life e o St. Pierre, assim como os edifícios que foram construídos e dão frente para a Luiz Migliano.
A Superquadra é, sem dúvida, um local muito agradável para se viver. Equipamentos Sociais: a Superquadra tem a escola Estadual “Mary de Moraes”, nome de antiga colaboradora da antiga associação, que junto com outros colaboradores lutou para a construção desta escola.
O Posto de Saúde Vila Praia, subordinado à Subprefeitura do Campo Limpo (hoje, já com sua capacidade de atendimento novamente comprometida), foi ampliado na gestão da presidente Maria Cecilia Eiras.
Está localizado também na Superquadra, o belíssimo Parque dos Eucaliptos, uma reserva ecológica municipal, formado de trilhas e equipamentos de lazer para as crianças.
A AMASUMO está atenta quanto à gestão, benfeitorias, manutenção e segurança deste espaço, através de contato com a administração.
A Associação está em permanente contato com as Subprefeituras do Butantã e Campo Limpo (o bairro antes pertencia somente ao Butantã), levando as reivindicações dos moradores.
Outro orgulho do bairro é a Igreja São Pedro Fourrier, que através do Padre Elcio faz um belo trabalho social e intenso junto aos moradores.
Esporte e Lazer: os moradores da Superquadra participam de caminhadas diárias pelo bairro, às segundas e quartas-feiras com o grupo “Amigos da Caminhada” e às terças, quintas e sábados do “Projeto Mais Vida” do Pão de Açúcar Unidade Portal.
Às quartas e sextas-feiras, de Tai Chi Pai Lin no Posto de Saúde Vila Praia, dança de salão, às 19 horas na Escola Mary de Moraes e ginástica no Carrefour Bairro, às segundas, quartas e sextas-feiras “Fazemos duas caminhadas que saem do bairro e vão até o Parque Burle Marx, com apoio do Pão de Açúcar Portal e Quick Pizza, onde são arrecadados mantimentos doados para à Casa da Sopa e Assistencial Maria Helena Paulina”, conta a presidente Vera Lúcia para o jornal Planeta Morumbi.
“Conto mais uma vez com a presença de todos na 6ª Caminhada da Solidariedade, que será realizada dia 18 de maio. A saida será na Quick Pizza, às 8h30. Caminharemos até o Parque Burle Marx e retornaremos ao Pão de Açucar, onde nos espera uma farta mesa de frutas.
Este ano contaremos também com a participação da Curves. Para participar, basta doar dois quilos de mantimentos não perecíveis, que serão doados à Casa da Sopa e Casa Maria Helena Paulina. As inscrições estão abertas a partir do dia 05 de maio no Pão de Açucar”, finaliza a presidente.
Em agosto está programada a “6ª Cãominhada”, aproveitando a campanha de vacinação da prefeitura, onde os moradores são alertados sobre os cuidados com os cães e remoção de suas fezes.
"Essa matéria foi publicada no dia 14/05/2008, no Jornal Planeta Morumbi - Versão Blog"
Por Karen Azevedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário